Coluna Bruno Calixto: Deus faz acepção de pessoas quanto ao rico?


Deus faz acepção de pessoas quanto ao rico?


Textos-base:
Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele.

1 Coríntios 1:26-29

            Não é novidade para nós, conhecedores da palavra e até mesmo leigos, que muitos ricos deixarão de herdar o Reino de Deus. Mas por que será? O que Jesus quis dizer com a parábola do homem rico (Lc 12: 16-21)? Estaria Deus fazendo acepção de pessoas? Vamos compreender mais a fundo as motivações de Jesus explicitadas em partes do texto sagrado.

Antes de qualquer coisa, DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS. Podemos confirmar isso em (Jo 6: 37-40), quando Jesus diz que aquele que vem a Ele de forma alguma será rejeitado. O problema está exatamente em IR A JESUS, essa expressão significa BUSCAR ABRIGO EM DEUS, ACEITÁ-LO INTEIRAMENTE, e está explicada em outro trecho da palavra agora ainda mais marcante e importante para a nossa reflexão sobre o tema. Veja o excerto:

E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?
Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.
E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.
Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.
E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.

Mateus 19:16-24

Veja que para que a resposta de JESUS fosse sobre a dificuldade de o rico herdar o reino de Deus, antes mesmo disso o rico entristeceu-se pelo fato de ter muitas posses e propriedades, e JESUS ter apresentado um caminho para herdar o Reino de Deus, que seria vender o que ele tinha e dar aos pobres. Partindo da premissa de que Jesus é Deus, e sabe de todas as coisas, ele sabia onde estava o coração do rico, não era em Deus, mas nas suas riquezas e conforme Mt 6: 21, Jesus diz que onde estiver o nosso tesouro ali estará o nosso coração. 

O tesouro do homem rico estava nas suas propriedades. Não é que JESUS quisesse rejeitá-lo, mas o coração do homem rico para receber JESUS deveria esvaziar-se. Assim como nosso coração precisa se esvaziar de tudo para recebê-Lo também, pois JESUS o preencherá de bons frutos, de paz, amor, paciência, tudo aquilo que precisamos para vivermos em paz com Deus e com os outros, e num tempo futuro herdaremos o Reino de Deus que está preparado para todos aqueles que escolhem DEUS.

Uma última parábola, muito conhecida, ilustra a resposta para o tema de forma bastante clara. O homem que luta para multiplicar as suas riquezas esquece o dia de amanhã, e não trabalha para o Reino de Deus, mas trabalha apenas para si. Vejamos um trecho de Lc 12: 16-21:

E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.

Lucas 12:16-21

O Ser humano não está pronto para agradar a Deus, precisa segui-lo, que hoje significa deixar a palavra de Deus, materializada no que está contido na bíblia sagrada, entrar em seu coração e curar as feridas da alma existentes. A partir da leitura da palavra de Deus o Senhor faz uma limpeza em nosso ser, Ele se comunica conosco e revela a sua vontade, e assim aprendemos a ser prudentes, sem desprezarmos o ensino de JESUS, sem desprezarmos a Ordem de JESUS, que serve ainda hoje para todo aquele que quer segui-Lo. Devemos andar como Ele andou, mas devemos também PREGAR a palavra de Deus para que outros venham ao conhecimento da rica mensagem do Evangelho. Uma missão para todo aquele que quer seguir JESUS.

Veja que o homem rico não tinha tempo para Deus, ele só pensava em expandir os seus celeiros. Mas naquela noite, sem que soubesse (aqui gostaria de dizer que todos somos sujeitos ao expirar da nossa vida, que pode acontecer a qualquer momento, não importando se somos jovens ou anciãos) o homem rico morreria, e tudo aquilo que fez, não tendo sequer ninguém para deixar, porque gastou todo tempo da sua vida “expandindo celeiros e produzindo cada vez mais”, seria em vão. Essa atitude vai na contramão do que JESUS disse em Mt 6:19-21, quando nos aconselha a não ajuntarmos tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem consomem e os ladrões minam e roubam, mas que nosso tesouro esteja nas boas obras, em fazer aquilo que é agradável a Deus, e assim estaremos ajuntando tesouros nos céus.

A maioria dos ricos não tem essa consciência por isso JESUS foi categórico, mas em nenhum momento exclusivista “Mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico herdar o reino de Deus (me filio à interpretação em que “fundo de agulha” seria uma única porta aberta em Jerusalém durante a noite, e que esta era estreita e os camelos não podiam passar por ela com suas cargas, a menos que os viajantes mercadores pagassem impostos por elas. Isso poderia simbolizar as riquezas que o rico traz como tesouro e que quando Deus abençoa alguém financeiramente na terra, ele prova de uma forma tal que o Cristão ao adquiri-las não vem a desprezar Deus),”.

Para o rico herdar o Reino de Deus ele precisa obedecer ao mandamento de JESUS, que não especificamente significa vender tudo o que tem e dar aos pobres, mas que o nosso coração esteja em Deus e que o nosso maior desejo seja agradá-lo e obedecê-lo e as demais coisas serão consequência de uma vida voltada para a estrita obediência a Deus. (Mt 6:33)


Bruno Calixto, Acadêmico em Direito pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - 8° período, Colunista do Blog Expresso Ubajara, Membro da igreja Assembleia de Deus – Templo Centro em Cruz-CE.



Share on Google Plus

About Expresso Ubajara

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários: