Coluna Lenise Fernandes: Autoestima



Bom, dessa vez nosso papo será sobre autoestima, que é algo muito mal interpretado atualmente e erroneamente visto como algo supérfluo e bobo. Falaremos inicialmente do que se trata e a importância de ter autoestima, logo após falarei acerca das características de quem tem baixa autoestima e como aumentar essa autoestima, caso esteja baixa. Gostou? Então continue lendo, garanto que será uma conversa proveitosa.

Em resumo autoestima é nosso amor próprio, o quanto estimo a mim mesmo, o quanto me gosto, me amo e tenho carinho por mim. Sabendo disso, podemos então compreender sua importância, pois ela interfere na forma como nos comportamos no mundo, como vivenciamos os fatos, nos nossos sentimentos e muito mais.

A autoestima está presente na nossa vida e nos influência de muitas maneiras, como: forma como nos avaliamos, como recebemos críticas, como nos relacionamos com outras pessoas, nas escolhas amorosas, no impacto que situações negativas ou positivas têm sobre nós, no nosso autocuidado, nos pensamentos, no tempo que dedicamos a nós mesmos, nos limites que impomos ao outro e assim vai, ou seja, a autoestima, influencia em tudo na nossa vida, e toda nossa vida é impactada com a autoestima, seja ela baixa ou alta.

Sabe quando estamos alinhados com nosso propósito, quando não sabemos nosso “rumo”, quando estamos perdidos, sem saber qual nossa missão, utilidade e função? Então, algumas pessoas passam as vezes uma vida toda sem se conhecer de verdade, sem saber quem é, sem significado para sua vida e outras descobrem seu valor em momentos de problemas e dificuldades, mas, contudo, isso leva tempo. Isso tudo geralmente vem da nossa situação emocional, de situações mal resolvidas no passado, criando assim uma autoimagem afetada, sem confiança, cheio de críticas e julgamentos.

Creio que viver com a sensação de algo faltando, de vazio, solidão, incompletude, deva bloquear nosso desempenho, o nosso talento e criatividade, nos debilitando até em nossas escolhas.

Quantas vezes não já aconteceu a situação de você entrar em uma loja e comprar várias coisas que nem precisava, só para encher um vazio? Ou até mesmo indo a várias festas, mudando toda semana de visual e nada muda por dentro, o conflito é sempre o mesmo...quem eu sou, para que sirvo. Esse vazio, some quando se preenche ele com coisas fúteis, mas logo ele aparece novamente e novamente, pois algo em você não foi visto com clareza, amor e atenção por você mesmo. Não são os fatores externos que trarão sua paz, tranquilidade e satisfação, é seu interior, seu autoconhecimento e amor por si mesmo, e o que muitos não sabem é que essa mudança, esse compreender que o que importa é seu interior, para depois resplandecer em seu exterior, pode ser feita facilmente, se permitindo o autoconhecimento.

Para que possamos identificar se temos baixa autoestima, vou citar algumas características de quem a tem, para que se a notarmos, corramos para nos livrarmos dela, ok?

¡  Sentimento de insegurança

¡  Excesso de autocritica

¡  Dificuldade em aceitar elogios

¡  Intolerância a frustração

¡  Pensamentos negativos recorrentes

¡  Sentimento de inferioridade

¡  Tendência a relacionamentos destrutivos

¡  Dificuldade em impor limite ao outro e muitos outros.

Sim, e agora? Percebemos que temos baixa autoestima e compreendermos a sua importância, como aumenta-la? Para onde ir? Como mudar isso? Vamos lá, dicas fáceis:

¡  Autoconhecimento: analise sua vida;

¡  Evite criticar demais ou outros e a você mesma;

¡  Faça coisas que gosta e se descubra (tocar instrumentos, pintar, viajar, praticar esporte, dedicar aos estudos);

¡  Fuja da ideia de perfeição, por que não existe ninguém perfeito;

¡  Identifique as suas qualidades e defeitos e muitos outros.

Percebeu? É fácil, precisa apenas de treino, força de vontade e determinação, como a maioria das coisas da nossa vida, não é?

Saiba que antes de qualquer coisa a autoestima precisa estar em equilíbrio para termos sucesso em todos os aspectos da vida.


Se conheça antes, para depois poder se amar.


Lenise Fernandes, natural de Ubajara/CE, Psicóloga, trabalha no NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) na Prefeitura de Ubajara.
Email: lenisefernandespsi@hotmail.com

Share on Google Plus

About Expresso Ubajara

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário