Coluna Bruno Calixto: Onde está Deus?


Onde está Deus?


Texto-base:
Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus, e até o céu dos céus, não te poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado.

1 Rs 8: 27

            Caro leitor, talvez você já tenha se feito essa pergunta: “Onde está Deus?”, e muito provavelmente você deixa que a resposta surja do senso comum. Talvez porque os costumes e a cultura que você adquiriu sejam tidos como verdade para você, e talvez você até esteja certo quanto a essa resposta, talvez não, assim podemos substituir os costumes dos nossos antepassados pela verdade. Vamos conferir a revelação da palavra de Deus sobre isso?

            Antes de qualquer coisa gostaria de situar você no contexto sobre o qual estamos falando. Deus havia prometido ao Rei Davi que o primeiro templo para a habitação do Altíssimo seria construído, mas que não seria Ele o rei que o faria, mas o sucessor de seu trono, seu filho Salomão, o sábio Salomão que nos aconselha tanto no livro de Provérbios.

            É chegado o grande dia, no sétimo mês, o mês de Etanim, por ocasião de uma festa, o templo seria então inaugurado perante todo Israel. Durante o capítulo 8, no livro de 1 Reis, o escritor retrata os últimos preparos para a inauguração Templo do Senhor, mais tarde reconhecido como o “Templo de Salomão” porque foi feito por ele, no reinado dele.

            A narrativa tem seu ápice quando os sacerdotes chegam carregando a arca da aliança para colocá-la ali dentro do templo, no lugar santíssimo. Antes, na época de Moisés, a presença do Senhor manifestava-se em um “Tabernáculo” (um local onde os sacrifícios pelo perdão dos pecados dos sacerdotes e do povo eram oferecidos) a partir de Salomão o Senhor se manifestaria no Templo.

            Então a grandeza de Deus caberia em um templo? Certamente você pode se perguntar isso, mas o próprio Salomão neste capítulo responde o seu questionamento. Habitaria Deus na Terra? Nem o céu dos céus poderia contê-lo. Será que habitaria em um templo feito pelas mãos de um homem?

O templo no antigo testamento simbolizava o lugar onde os homens se comunicavam com Deus e ofereciam ofertas e libações ao Senhor, seu Deus. Foi no templo que o anjo apareceu a Zacarias para falar-lhe do filho que Isabel, que era infértil, teria. Filho esse que prepararia o caminho do Senhor e chamar-se-ia “João Batista” (Lc 1: 5-25).

Deus, falando pela boca do profeta Isaías nos dá mais uma ideia de quão grande Ele é. No capítulo 66 do livro de Isaías o Senhor relata que o céu é o seu trono e a terra é como estrado dos seus pés. Pergunta-se a si mesmo, ONDE DESCANSAREI? Essa indagação proposital é para que o homem deixe de trazer justificativas para os seus atos pecaminosos. Deus está nos céus e ao mesmo tempo está na terra. Deus vê tudo, pois Ele é ONISCIENTE E ONIPRESENTE, atributos incomunicáveis de Deus, segundo a Teologia, então toda “justificativa” humana para Ele não tem valor algum, pois não precisa que ninguém o informe como anda a sua criação.

Talvez a maior revelação para você, e talvez isso o decepcione um pouco, mas certamente sei que abrirá os seus olhos, seja que se engana aquele que pensa “para onde eu for, ali Deus me acompanhará”. Será mesmo que estará? A bíblia pode nos dar essa resposta. Deus nunca esteve no templo, fisicamente falando, mas a sua presença ou a sua glória enchia o tabernáculo e o templo, e onde houvesse um sumo-sacerdote em pecado, quando esse entrava para oferecer sacrifício, esse não retornava, pois a santidade de Deus é tão grande que na presença do homem pecador simplesmente somos mortos. Talvez isso pareça literatura para você, e uma boa literatura. Talvez não fosse esse Deus que você conhecesse, embora soubesse que Ele tem esses atributos, ainda assim você não se possibilitou crer dessa forma, não ainda.

Na verdade, o que temos de Deus hoje para encher a nossa vida se chama “Espírito Santo”, e não é apenas a presença de Deus, Ele é Deus também, segundo a doutrina bíblica da trindade. Esse Espírito Santo pode habitar em nosso corpo a partir do momento que cumprimos o pedido de Jesus Cristo em Apocalipse 3. 20, em que Jesus está à porta do nosso coração a bater, se abrirmos Ele entrará e mudará a nossa vida. A partir do momento que a abrimos temos o Espírito Santo na nossa vida, e Ele habita em nosso corpo. Vejamos o que o apóstolo Paulo falou aos irmãos de Corinto na carta que escreveu:

Fugi da fornicação (todo e qualquer envolvimento sexual antes do casamento). Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

Não entenda mal a revelação do Senhor. Fomos comprados porque estávamos nas mãos de satanás, o príncipe deste século, por conta do pecado de Adão e Eva, esse pecado perdurou até o sacrifício na cruz. O resgate da humanidade se deu quando Jesus na cruz padeceu pelos nossos pecados. Assim, o homem pode reatar a amizade com Deus, pois Deus decidiu esquecer os seus pecados e perdoá-los, sendo tão somente necessárias duas coisas, que Ele venha a confessar o nome do Senhor e que busque viver uma vida de santidade, se desviando do mal, (1 Pe 1. 15-16). Está pronto para ter JESUS morando dentro de si? Deixa o Espírito Santo habitar em você porquanto serás próspero e a bênção do Senhor será sobre a sua vida e a vida de todos os que você ama.



Bruno Calixto
Acadêmico em Direito pela Universidade Estadual Vale do Acaraú
Colunista do Blog Expresso Ubajara
Membro da igreja Assembleia de Deus – Templo Centro em Cruz-CE

Share on Google Plus

About Expresso Ubajara

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário