Coluna Luciane Jácome: O Real



Após tratar sobre ‘O que é Moeda?’, não poderíamos deixar de abordar sobre a moeda brasileira, o Real.
O Plano Real foi um dos planos econômicos implantados, cujo objetivo era reduzir e controlar os altos índices de inflação. (Algumas causas dessa hiperinflação foram o aumento dos gastos públicos durante o governo militar, elevação do endividamento externo e aumento nos preços do petróleo).
Elaborado por Fernando Henrique Cardoso, então Ministro da Fazenda, durante o governo de Itamar Franco. Diferente dos planos que antecederam, o Plano Real não congelou preços e salários.
O Plano Real passou por três fases, a primeira foi o Programa de Ação Imediata (PAI), um conjunto de medidas econômicas que preparou o país para o lançamento da nova moeda, um ano depois. Teve como principais medidas:
·         Cortes dos gastos públicos de aproximadamente 6 bilhões de dólares no orçamento de 1993.
·         Corte de repasses inconstitucionais, forçando Estados e Municípios a equilibrarem seus gastos.
·         Privatizações de empresas dos setores siderúrgicos, petroquímico e fertilizantes.
A segunda fase foi a criação da Unidade de Referência de Valor (URV), era um índice calculado diariamente e que oscilada como o dólar, reajustando preços e salários para que ambos estivessem no mesmo compasso. Assim, preserva o poder de compra da massa salarial.
A terceira fase foi, por fim, a transformação da URV em real, iniciando em paridade com o dólar, ou seja, um real equivalia a um dólar. E CR$ 2.750,00 valeriam R$1,00. A transição, portanto, se mostrou tranquila e de fácil aceitação pela população, já acostumada com os fortes impactos econômicos que os planos do passado causaram, de confiscos e congelamento de preços.
Assim, a inflação de preços que havia sido de 47,43% a.m. em junho de 1994, passou para 6,84% em julho e a 1,68% em agosto do mesmo ano, se mantendo num nível de reduções pouco instável desde então.
Ao mesmo tempo em que o Plano Real foi bem-sucedido com relação ao controle inflacionário, deixou outras lacunas, acumulando novos problemas para o futuro.

Luciane dos Santos Jácome, natural de Ubajara/CE, graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará - UFC, colunista do Blog Expresso Ubajara.
Email: luuhjacome@hotmail.com
Share on Google Plus

About Expresso Ubajara

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário