Coluna Luciane Jácome: O que é Moeda?






O que é Moeda?




A definição de moeda vai além da moedinha entregue nos trocos e que guardamos em cofrinhos. Na economia, moeda é qualquer coisa usada que tenha por finalidade o pagamento dos bens e serviços, desde que seja aceita pelos envolvidos.


A moeda veio evoluindo junto com a civilização, onde inicialmente usava-se a moeda-mercadoria, o escambo é o mais conhecido, onde era a troca de uma mercadoria por outra. Além do uso de animais e sal como forma de pagamento.


Em seguida houve a moeda-metálica, onde se usava o ouro, prata e outros metais preciosos. Eram usadas em barras e depois já na forma mais parecida com as de hoje.


E por fim, o papel-moeda, que já é o dinheiro que conhecemos hoje, sendo em cédulas (papel) e as próprias moedinhas. Cada país tem seu papel-moeda e é emitida pela autoridade oficial, no Brasil, a emissão é função do Banco Central. 


O papel-moeda (dinheiro) não possui apenas a função de pagar as contas. Ao todo, a moeda possui três funções:


·          Meio de Troca: principal função da moeda, usada em compras e vendas de bens e serviços, como por exemplo, o pagamento de um jardineiro ou na compra de uma televisão;


·          Unidade de Conta: se compara valores de diferentes mercadorias, ou seja, a quantidade de dinheiro utilizado na compra de um bem ou serviço. Exemplo: Comprar um carro utilizando motos como moeda, divide-se o preço do carro pelo preço da moto e assim, sabe-se quantas motos serão necessárias para pagar o carro;


·          Reserva de Valor: a moeda é guardada para ser usada no futuro (podendo sofrer desvalorização, devido à inflação). Exemplo: guardar dinheiro para compra de uma casa.



Luciane dos Santos Jácome, natural de Ubajara/CE, graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará - UFC, colunista do Blog Expresso Ubajara.
Email: luuhjacome@hotmail.com
Share on Google Plus

About Expresso Ubajara

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário