Coluna Bruno Calixto com o tema: Para cada cidade perdida uma igreja firme.

Para cada cidade perdida uma igreja firme 

Texto-base: 1 Ts 1: 6-7.
E vós fostes feitos nossos imitadores e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo, de maneira que fostes exemplo para todos os fieis na Macedônia e Acaia”.

A intenção do artigo de hoje é a seguinte, lhe dizer que é possível que, mesmo em meio a um ambiente desprovido da presença de Deus e do respeito aos seus preceitos, seja levantada uma igreja firme na rocha, que é CRISTO.

Paulo enviou a primeira carta para a igreja de Tessalônica através de Timóteo, companheiro nas viagens missionárias, ao que tudo indica, conforme o livro de “Atos dos apóstolos”, escrita quando estava em Atenas ou em Corinto, isso não é pacífico. O que é relevante destacar, entretanto, é que a primeira carta exalta sobremaneira o agir Cristão dos irmãos Tessalonicenses, os quais Paulo se limita a exortar (animar) para que permaneçam firmes naquilo que têm aprendido da parte do Senhor Jesus, através de Paulo.

A tribulação ressaltada no versículo seis representa o ambiente hostil em que viviam os irmãos tessalonicenses. Havia tolerância em relação ao pecado da prostituição, do homossexualismo e da poligamia, nessa cidade, e Deus não se agradava disso. Por isso Paulo decidiu, pensando nisso, enviar a carta aos irmãos da igreja em Tessalônica, temendo que cedessem às tentações.

O versículo sete explicita que as tribulações vividas, as dificuldades enfrentadas, serviam como exemplo para que os Cristãos da Macedônia e da Acaia também servissem a Deus conforme os ensinos sagrados. No verso seguinte, o oito, Paulo ressalta que não apenas na Macedônia e na Acaia, mas que o exemplo da igreja de Tessalônica se espalhou de forma extensiva. Assim, num ambiente onde tudo podia ter dado errado, eles decidiram ouvir a voz de Deus, e Deus cumpriu a sua promessa, de mudar a vida, de libertar os cativos, de tal modo que a igreja dos tessalonicenses se tornou referência na região.

Parafraseando, é possível que eu e você, mesmo vivendo em um mundo em que o pecado predomina e o ser humano é cada vez mais atraído para abismos que geram a destruição da saúde, da dignidade e da vida, resistamos bravamente, com a ajuda de Deus e do seu evangelho transformador e libertador. Esse evangelho que fez a igreja de Tessalônica se destacar entre as demais, que fez Paulo apenas exortar para que continuassem a seguir o que aprenderam. Paulo também citou a necessidade de usarmos a fé, o amor e a certeza da salvação para que a igreja pudesse permanecer de pé, mesmo com as investidas do adversário.

A pregação do evangelho é tarefa muito árdua, mas necessária a todo Cristão. A palavra do Senhor ainda deverá será pregada em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, então virá o fim, conforme Jesus predisse no sermão profético em Mt. 24:14.


Em 1 Ts 4:3, Paulo exorta a igreja a abster-se da prostituição, e conservar o corpo santificado, pois esta é a vontade de Deus. Que todos nós tenhamos essa mesma visão. Embora estejamos rodeados de pessoas seduzidas pelo que o mundo oferece, escravas dos vícios, que nós venhamos saber dominar e refrear o nosso próprio corpo visando a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb 12: 14).

Bruno Calixto, Acadêmico em Direito pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - 8° período, Colunista do Blog Expresso Ubajara, Membro da igreja Assembleia de Deus – Templo Centro em Cruz-CE.
Share on Google Plus

About Expresso Ubajara

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário