Coluna Jussara Aguiar: Estudo Social


Estudo Social


Com enorme prazer e entusiasmo aceitei o convite de ingressar para o time Expresso Ubajara, blog este que visa explorar, abordar e discutir assuntos dos mais variados tipos, como o de mostrar os diversos “lados” da notícia ou do assunto. Para tanto, o blog conta com um time de colunistas das mais diversas e distintas áreas que engloba desde o jurídico ao religioso e, agora, com a coluna social na qual ficarei encarregada.

Para quem não sabe ou não conhece a área, os cientistas sociais são profissionais que analisam hábitos, costumes, características religiosas, relações familiares, organização institucional e econômica de diversos grupos sociais, com base em pesquisas e observações. Pesquisam fenômenos sociais dos mais diversos como migrações, conflitos e movimentos políticos. 

Portanto esses conhecimentos podem ser aplicados na solução de problemas nas áreas de educação, saúde, violência urbana, entre outros. A pesquisa científica é a base do trabalho do cientista social, assim os profissionais da área têm a possibilidade de atuar em três linhas de estudo e pesquisa: na Sociologia, na Antropologia e na Ciência Política. Tais áreas da ciência são diferentes, porém estão interligadas, pois estudam vários tipos de sociedades e de culturas em diversas épocas da história da humanidade.

        Contudo, por se tratar de uma estudante e amante das Ciências Sociais me propôs a fazer uma coluna semanal abordando aspectos, notícias ou até mesmo “quebrar tabus” que dizem respeito a sociedade ubajarense, utilizando relatos de moradores juntamente com a teoria, a fim de que cada um construa seu próprio discurso deixando de lado o senso comum.


Jussara Aguiar, natural de Ubajara/CE, acadêmica em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú- 7° período, bolsista PIBID/CAPES de 2013 a 2016, pesquisadora na área de Gênero de Sexualidade na Escola.
Email: ju_sarinha2@hotmail.com
Share on Google Plus

About Expresso Ubajara

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário