Coluna Raul Damasceno em Crônicas da Cidade: Domingo - Feira.

DOMINGO – FEIRA. 


Domingo. Desde cedo as bancas tomam conta das ruas, o mercado fica cheio, vozes ecoam por toda a cidade num vai e vem de pessoas. É a van que vem de todos os lados, trazendo gente de São Sebastião, é a topique que chega dos sítios, dos Distritos e fazem uma só Ubajara nos dias quentes ou chuvosos. Em nada lembra a tranquilidade e o silêncio de canta cantinho no decorrer da semana. De onde vêm tantos feirantes que vendem o jeans, gritam o preço do feijão ou oferecem a mais perfeita dúzia de banana? Muitos não são ubajarenses - Um fato - mas já fazem parte do característico domingo de feira.  

 A verdade é que a cidade ferve e todo mundo é um só, gente que vem de lá pra cá, até de cidades vizinhas, é que nenhuma outra faz um Domingo assim; é a magia da feira e da tradição, de uma história que vive, do acordar cedo e partir para o centro, ouvir e ver gente, entre bancas e gente, seja rico ou pobre é gente que, acima de tudo é ubajarense e a feira torna todos um só. Do senhor que toma um café na barraca, da senhora que arrasta um carrinho com algumas verduras, a criança que se encanta com um brinquedo colorido suspenso na barraca, a mulher que experimenta um vestido no provador e o rapaz que negocia a bicicleta na "feira do rolo". É Domingo, é dia de feira em Ubajara!  


Raul Damasceno é escritor em uma plataforma digital, acadêmico do curso de História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, colunista do Blog Expresso Ubajara.
Email: Rauldamasilva@hotmail.com.

Share on Google Plus

About Expresso Ubajara

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário